Por Arimatéa Carvalho
O MDB faz grande reunião na sexta-feira (19) pela manhã em Teresina para discutir a formação das chapas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Estarão no encontro o senador Marcelo Castro, que preside o diretório regional, o presidente da Assembleia, Themístocles Filho, o futuro presidente do direitório de Teresina e presidente da Câmara, Jeová Alencar, além dos deputados estaduais e do deputado federal Marcos Aurélio. A presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também é esperada.
Há insatisfação no partido hoje em relação à demora nessa articulação. O deputado estadual Henrique Pires disse ao blog que do jeito que está a situação não tem como ele ficar, mas afirma que confia que os líderes da agremiação irão colocar os vagões nos trilhos, começando por essa reunião.
O deputado estadual João Mádison é puro otimismo. Ele admite que a montagem da chapa poderia estar mais adiantada, mas afirma que agora vai engrenar. E lembra: o governador Wellington Dias tem de ajudar, reforçando os convites feitos pelos próprios emedebistas a nomes como Nerinho e Janaína Marques (PTB), Flávio Júnior (PDT) e Gessivaldo Isaías (Republicanos). "E tem mais, tem mais", afirma, se negando a revelar quem são.
O deputado Oliveira Neto é tido pelo MDB como já dentro do PT, por isso não aparece na lista.
Os deputados do partido acreditam que MDB, PT e Progressistas serão os grandes partidos com chapas mais competitivas. Só o MDB espera eleger oito nomes dos 30 da Alepi. Eles falam em aglutinação em torno dessas três siglas.