Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado estadual por quatro mandatos Paulo Henrique Paes Landim morreu na noite de domingo (16) em Teresina, aos 84 anos. Ele era um ano mais novo que o ex-deputado federal Paes Landim, que se encontra em Brasília e virá para o enterro no irmão na segunda-feira (17). Eles eram muito próximos, até por conta da idade.
Nas campanhas do irmão Paes Landim, era sempre ele que cuidava das ações em Teresina e este ano não conseguiu realizar o trabalho, já doente.
O ex-deputado Paulo Henrique Paes Landim foi casado com Djusa Paes Landim, com quem teve quatro filhos: Lucila, Marcelo, Larissa e Henry. É pai ainda de Lêda, ex-primeira-dama de São João do Piauí, casada com o ex-prefeito Robert Paes Landim.
Ele também foi casado com a juiza do Trabalho, Benedita Guerra, tendo dois filhos Paula e Paulo Filho. Há cinco anos, descobriu ser pai também de Luan, e assumiu a paternidade.
A morte foi em decorrência de uma série de problemas de saúde que incluíram crise renal, doença cardíaca e depressão. Ele foi internado no hospital Itacor, da capital, teve alta e no sábado 8 de outubro foi internado no Hospital São Paulo, na zona Leste, de onde não saiu mais. Ele estava intubado na UTI e faleceu na noite de hoje.
Familiares relataram ao blog que desde que o irmão Murilo morreu, em março deste ano, Paulo Henrique entrou em depressão. Os dois eram muito ligados.
O corpo do ex-deputado estadual será enterrado em sua terra natal, a cidade de São João do Piauí, amanhã na parte da tarde.
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), divulgou nota de pesar na noite de domingo lamentando a perda e se solidarizando com a família.
HISTÓRICO DE VIDA
Filho de Francisco Antônio Paes Landim Neto e Natália Ferreira, o ex-deputado cursou Medicina em Salvador. Seu pai foi eleito deputado estadual em 1947 pela UDN e seu irmão, Luiz Gonzaga Paes Landim, foi eleito para o mesmo posto em 1978, 1982 e 1986.
Paulo Henrique foi eleito deputado estadual em 1990em substituição a Luiza Gonzaga, reelegendo-se pelo PFL em 1994, 1998 e 2022. Foi secretário de Saúde nos primeiros meses do segundo governo Hugo Napoleão.
Após migrar para o PTB disputou a reeleição para deputado estadual em 2006 concorrendo contra Luiz Gonzaga Paes Landim, mas ambos foram derrotados. A eleição de Xavier Neto para o Tribunal de Contas do Estado e a cassação do primeiro suplente por infidelidade partidária garantiram um novo mandato a Paulo Henrique Paes Landim, que mesmo efetivado desistiu de buscar a reeleição em 2010 preferindo apoiar sua irmã, Amparo Paes Landim.