Motivos pelos quais é uma boa ideia Mourão receber título de cidadania

Motivos pelos quais é uma boa ideia Mourão receber título de cidadania

Por Sávia Barreto

As críticas feitas ao título de cidadania piauiense que será entregue ao vice-presidente Hamilton Mourão nesta sexta-feira, 26, na Assembleia Legislativa, não se sustentam sob um exame mais detalhado, que elenco a seguir:

1) Mourão não conhece o Piauí, bom motivo para conhecer: se Mourão não conhece o estado, esse é um dos motivos para fazer com que ele aproxime-se do Piauí, seu povo e dos políticos piauienses com quem Mourão pode ser uma ponte positiva para trazer recursos ao estado. Ajudar um local que ele nunca pisou o pé é mais difícil do que um que ele já conhece. O título, então, ajuda.

2) Título de Cidadania - para que serve realmente: conceder títulos de cidadania é maneira que o Legislativo encontra de se aproximar institucionalmente de políticos de alto quilate, como o vice-presidente da República da gestão Jair Bolsonaro. Que outro motivo Mourão teria para sentar com o petista Wellington Dias (PT), em solo piauiense, se não tivesse a deixa de vir aqui conhecer e ser reconhecido pelo estado? É um afago mínimo, que pode ter um retorno alto, a depender da calibragem política.

3) Piauí precisa de Mourão: o Piauí, cujo governador é de um partido opositor ao do presidente, precisa do máximo de portas abertas em Brasília em busca de recursos para investimentos e oxigenação da economia. Nesse contexto, mesmo que hoje esteja em pé de guerra com olavistas no governo Bolsonaro, Mourão foi eleito na chapa presidencial, não pode ser demitido. Tem vez e tem voz. Sem falar que é interlocutor dos militares, ala forte, e tem feito o papel de apaziguador. Em um cenário de instabilidade política futuro - ninguém torce para isso, mas tudo é possível - o general assumiria a presidência e poderia mais ajudar do que atrapalhar o Piauí.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES