Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Fernanda Gomes (SD) levou à Prefeitura de Teresina a proposta de um modelo de transporte por aplicativo em formato de cooperativa na capital. Representantes de motoristas por aplicativos e entregadores de delivery explicaram ao secretário de Governo, André Lopes, como funciona o modelo. Estavam no encontro com a parlamentar e o secretário representantes das entidades Amatepi, Assenap, Asmetit e Sindmapi.
LISTA DE PEDIDOS
A proposta é buscar do poder público os incentivos e fomento que a Lei Municipal 4.812 confere ao modelo de trabalho em cooperativa. O modelo de cooperativa de motoristas e entregadores por aplicativos em atividade na cidade de Araraquara (SP) é a referência. Os motoristas pediram incentivos fiscais, criação de pontos fixos de embarque e desembarque em aeroportos e rodoviárias, bem como autorização para uso das faixas exclusivas.
PARA TODOS
Segundo Érico Luiz, presidente da Associação dos Microempreendedores e Trabalhadores Individuais de Teresina (Asmetit), a cooperativa pode receber todos os motoristas e entregadores por aplicativos que tiverem o interesse de participar.