Por Sávia Barreto
A coluna apurou uma lista que contém nomes de pré-candidatos e expectativa de votação para o cargo de deputado estadual no Republicanos. O partido acredita que elege quatro deputados estaduais com as sobras. A chapa não está completa e há espaço principalmente para mulheres. Já a chapa de federal tem nomes como Joninha e Antônio José Lira, ambos ex-vereadores, além da deputada federal Marina Santos e de nomes do Podemos que devem migrar para a legenda.
Neutro
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, disse à coluna que não vai definir nesse primeiro momento seu apoio ao Governo do Estado. “Não vamos nem pro lado A nem pro lado B, nós vamos na nossa estrada”, frisou Pessoa, lembrando que seu grupo político só teve o comando do Republicanos há dez dias e está focado na construção da chapa de deputado federal e estadual da legenda.
Dobradinha
O vereador Jeová Alencar, agora oficialmente no Republicanos, nega que fará dobradinha com o empresário Jadyel Alencar. Segundo ele, a definição do nome com quem irá compor passa totalmente pelo prefeito Dr.Pessoa. “Irei seguir as orientações do nosso prefeito para federal, estadual, governador e senador”, pontuou Jeová. O vereador iria fazer dobradinha com João Duarte, o Pessoinha, mas o presidente da Eturb não será mais candidato a deputado federal, fato já confirmado pelo próprio prefeito.
Chapa do Republicanos de estadual e perspectiva interna de votação:
Jeová Alencar: 45 mil
Gessivaldo Isaías: 30 mil
Marcos da Marina Santos: 15 mil
Ziza Carvalho: 20 mil
Paulo Martins: 20 mil
Gil Carlos: 20 mil
Sérgio Vilela: 7 mil
11 Lideranças Evangélicas: somam 20 mil
Jesus Rodrigues: 15 mil
Samarone: 15 mil
= 216 mil votos
Fogo amigo
Citado na chapa, o petista Sérgio Vilela afirma que tem bem mais do que 7 mil votos previstos nos bastidores por seus colegas de sigla. “Não sei quem produziu os dados, mas acabaram de me tornar a surpresa da eleição. Foi mais uma tentativa de depreciar o esforço de um jovem político que tem serviços prestados a este estado. 5 mil votos eu terei só em Teresina. A esta altura, são 90 municípios onde tenho uma semente plantada. Em 50 deles tenho mesmo é benefícios entregues ou a caminho. De toda sorte, sou grato ao inimigo por pré-dizer, por vias tortas, o slogan da pós-campanha: Sérgio Vilela, a surpresa da eleição”, pontuou Vilela.