Por Sávia Barreto
Na próxima quinta-feira, 30, vencem os decretos de quarentena implementados pelo governador Wellington Dias (PT). É nessa data, portanto, que Dias deve anunciar se irá prorroga-los ou flexibilizar o isolamento social para o combate ao coronavírus no estado. O secretário estadual de Comunicação, Allisson Bacelar, confirmou à coluna que esta semana é de foco no trabalho técnico para levantar como vai ser plano de retomada de atividades comerciais.
A coluna apurou que Dias não vai determinar de imediato abertura de alguns setores e sim estipular parâmetros. Se eles forem alcançados, ocorrerá liberação. Um dos pontos essenciais é que a curva de casos demonstre estabilização ou queda, com mais altas do que internações. Hoje, verifica-se aumento dos casos de infectados no estado. Além disso, a liberação deve ser gradual, por setores e áreas diferentes. O Governo ouve não apenas médicos e profissionais da saúde, mas também da segurança e setor comercial. Outro ponto importante é que estejam disponíveis testes em todos os municípios do Piauí.
Wellington tem contato diário com o setor empresarial alinhando as medidas e recebendo apoio de entidades como o Sebrae e a CDL. Casos pontuais, que destoam dessa linha, como o empresário Valdeci Cavalcante, são tidos como exceção.
Toda a lógica do trabalho do Governo gira em torno de cinco pilares: isolamento social, fortalecimento da rede de saúde, ações sociais, ações econômicas (abrir linha de crédito, reduzir ICMS, prorrogar desconto do IPVA, lançamento do aplicativo Piauí Delivery, entre outras) e segurança (fiscalizações barreira do estado, estabelecimentos, reforço policiamento nas ruas).