Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), autorizou a criação de mais dois conselhos tutelares na capital. A ampliação da rede de assistência através dos conselhos é um pedido antigo dos conselheiros.
O prefeito recebeu em audiência esta semana os coordenadores dos cinco conselhos tutelares de Teresina, ouviu as reinvindicações e deu o sinal verde.
Outra mudança importante: os conselhos tutelares e os conselhos de Direitos irão sair da Semcaspi da secretária Eliana Lago e passarão para a Secretaria de Governo. Sendo assim, a Semcaspi perde a atribuição de políticas integradas e fica só com a aassistência social.
As mudanças constarão na nova reforma a ser enviada à Câmara de Vereadores. A Gerência de Direitos Humanos pode se tornar uma coordenadoria de direitos humanos, ligada à Secretaria de Governo.
Os dois novos conselhos tutelares devem ser abertos nas zonas Sul e Sudeste. A Gerência de Direitos Humanos e o Conselho da Criança e do Adolescente vão fazer o estudo da maior necessidade.
A propósito da assistência social, terminou na quarta-feira (31) o contrato da Semcaspi com a Ação Social Arquidiocesana da Igreja Católica. A partir de agora, há uma lacuna no trabalho de campo realizado pela Secretaria em diversas áreas.