Piauí pode ter primeira mulher como procuradora geral do Estado

Lista tríplice foi encaminhada ao governador Wellington Dias

Por Arimatéa Carvalho

A Associação Piauiense de Procuradores de Estado enviou ao governador reeleito Wellington Dias a lista tríplice como sugestão para a escolha do cargo de Procurador Geral do Estado.

O cargo de Procurador Geral do Estado é de livre nomeação do governador, mas é de praxe, em respeito à categoria, haver a escolha a partir da lista enviada pelos procuradores.

"Respeitamos as capacidades dos colegas e suas condições para exercerem o cargo. A lista é uma sugestão e tem o intuito de auxiliar o governador nesse processo de escolha. Representa as aspirações da nossa categoria", afirma a presidente da Associação, Lourdes Terto.

A lista tríplice já foi acatada na escolha para os cargos de Procurador Geral da República, Ministro do Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais Regionais Eleitorais.

Compõem a lista tríplice os procuradores:

1. Francisco Diego Moreira Batista. Nomeado em 2005, atualmente é consultor chefe da Secretaria Estadual de Educação. Mestre em Direito pela PUC/RS e professor universitário;

2. Plínio Clerton Filho. Atual titular da PGE. Foi nomeado em 1995 e já  exerceu o mesmo cargo em outros mandatos;

3. Maria de Lourdes Terto Madeira. Faz parte do quadro da PGE desde 1991. Atual presidente da Associação e diretora da Associação Nacional de Procuradores do Estado (Anape).

O cargo de Procurador Geral tem prerrogativas de secretário de Estado.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES