Por Arimatéa Carvalho
Foi adiada a vinda do presidente do Banco do Nordeste, Ricardo Rolim, que receberia na segunda-feira, dia 9, o título de Cidadão Piauiense proposto pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB). Motivo: na segunda-feira o foco dos deputados será a votação da PEC da reforma da previdência enviada pelo Executivo.
Mais de uma dezena de sindicatos, inclusive dos policiais, marcaram protestos na Alepi durante a sessão e seria estranho, até constrangedor, realizar a entrega de título a um convidado ilustre com galerias cheias de faixas de protestos e sindicalistas zangados dizendo palavras de ordem. Uma nova data será marcada. O clima, pelo visto, será quente na segunda-feira na Alepi.
COM DIÁLOGO
É na base do diálogo que o Governo do Estado trata pontos da PEC da Previdência. O projeto, elaborado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) em parceria com a Fundação Piauí Previdência, prevê a adequação ao modelo estabelecido na Emenda Constitucional nº 103, para os servidores da União, que excluiu estados e municípios.
Atualmente, a previdência estadual tem um débito mensal de R$ 78 milhões. Sendo aprovada, representará uma economia anual estimada em R$ 200 milhões e atingirá cerca de 90 mil servidores.