Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
A coluna apurou com fonte da prefeitura de Teresina que o prédio em que funcionava o antigo hipermercado Bom Preço na avenida Frei Serafim, centro da capital, pode virar um hospital de campanha para tratar infectados pelo coronavírus. O hipermecado foi desativado em maio de 2019. Outros estados, como Minas Gerais e são Paulo, já anunciaram a construção de hospitais de campanha.
O prefeito Firmino Filho e técnicos da Prefeitura querem se preparar caso a curva exponencial de infectados se concretize em aumento progressivo, evitando colapsar o sistema público de saúde de Teresina. Dessa forma, ressalta-se a importância de seguir a recomendação das autoridades de saúde para que a população fique em casa e minimize o risco de contágio.
VISITA TÉCNICA JÁ OCORREU
Acompanhado de engenheiros, Firmino realizou visita técnica ao espaço em que funcionava o antigo supermercado “A ideia é fazer um planejamento e, de forma mais rápida possível, transformar um local em Hospital de Campanha para que possamos dar atenção a casos de baixa e média complexidade decorrentes dessa doença. Não queremos que a situação do Coronavírus se agrave em Teresina, mas devemos estar preparados para essa eventualidade”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.
EXPERIÊNCIA DE OUTROS PAÍSES
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura Neto, a rede de saúde está sendo fortalecida para o enfrentamento ao Coronavírus. “A FMS tem tomado várias medidas administrativas para lidar com a situação. Isso é necessário porque a experiência com outros países e os números nos mostram que pode haver na capital um aumento de casos. A instalação de hospital campanha é mais uma estratégia para estruturar a rede”.
PACIENTES COM QUADRO LEVE
A diretora de assistência hospitalar da FMS, Jesus Mousinho, afirma que o hospital de campanha é para atender pacientes com quadro leve de coronavírus. "Para tanto, teríamos leitos de internação e contaríamos com servidores de saúde. O setor de engenharia da FMS também está elaborando projetos”, finaliza.