Por Arimatéa Carvalho
Associações de prefeitos de todo o Nordeste se reúnem na manhã de segunda-feira, dia 18, em Teresina para elaborar a Carta de Teresina. O encontro acontece na sede da APPM, a partir das 9h. É o primeiro encontro regional de entidades de prefeitos nordestinos.
O governador Wellington Dias e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, participam do encontro na capital.
A reunião é reúne os presidentes de associações municipais dos nove estados nordestinos, que vão assinar a Carta de Teresina. O documento será entregue à Presidência da República, Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante a XXII Marcha a Brasília, de 8 a 11 de abril.
“Os nove presidentes das associações de municípios do Nordeste irão discutir as pautas de cada Estado, para, ao final, elaborarem a Carta de Teresina”, explica o presidente da APPM, Jonas Moura.
A Carta de Teresina vai compor o documento que a CNM entregará ao Governo Federal em abril. Temas como a atualização dos programas de saúde, cessão onerosa, royalties e 1% do FPM para o mês de setembro vão entrar em discussão.
A Bancada Federal do Piauí também vai participar. A região representa 32,21% do território brasileiro e os nove estados abrigam 1.794 municípios.