Por Arimatéa Carvalho
A eleição para conselheiro tutelar em Teresina foi uma espécie de prévia para medir a força eleitoral dos pré-candidatos a vereador da capital em 2020. O presidente da Câmara de Vereadores de, Jeová Alencar, conseguiu eleger a prima, Lilian Carvalho, em primeiro lugar no pleito, com mais de 2.900 votos. Além disso, ainda reelegeu Socorro Arraes com mais de 1.301 votos, alcançando o quarto lugar.
A sétima colocada foi a candidata do vereador Venâncio Cardoso, Danielle Fernandes. Ele agradeceu aos eleitores e parabenizou a candidata vitoriosa. O vereador Enzo Samuel apoiou o sexto mais votado, Marcos Vinicius, enquanto o vereador Ítalo Barros estava com o novo mais votado, Ivan Cabral.
98 candidatos disputaram 25 vagas em Teresina. Toda a população podia votar, desde que estivessem em dia com a Justiça Eleitoral. Em locais de votação na Zona Norte o comparecimento foi tão grande que as longas filas causaram espera de até 3 horas. Alem disso, houve bate-boca e acusações de boca de urna dentro das seções. "No colégio Cristina Castelo Branco, entre os bairros Buenos Aires e Água Mineral, a confusão foi grande e a multidão também", relatou a jornnalista Soraia Almeida, que votou no local.
O mandato dos 25 eleitos é de 4 anos e o salário é superior a R$ 2 mil. A posse será no dia 10 de janeiro de 2020. A eleição usou urnas eletrônicas do TRE e foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Parnaíba, a eleição foi cancelada devido a problemas na organização.