Progressistas pode retaliar após “desfeita” com nome de Mainha barrado

Progressistas pode retaliar após “desfeita” com nome de Mainha barrado

Deputado Júlio Arcoverde | (Imagem: Divulgação)

Por Sávia Barreto

O suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, dormiu secretário estadual de Meio Ambiente e acordou novamente como suplente. Com o governador Wellington Dias (PT) decidindo barrar o nome de Mainha para a pasta, preferindo o da irmã da deputada federal Margarete Coelho, Sádia Castro, a cúpula do Progressistas se sente desprestigiada pelo governador.

Questionado pelo blog Primeira Mão se Sádia não contemplaria a legenda, já que é uma indicação de uma parlamentar do Progressistas, o presidente estadual do partido, deputado Júlio Arcoverde informou que não: "Nossa indicação foi o Mainha". Já Mainha, perguntado pelo blog se o fato o faria romper com o governo, respondeu negativamente.

Fato ventilado nos bastidores é que Júlio pode deixar a secretaria municipal de Esporte e Lazer de Teresina e voltar para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o que prejudicaria a contagem de suplentes convocados para a Casa, já que B.Sá, do Progressistas, é o primeiro suplente da coligação governista tendo assumido no lugar de Júlio.

Fechando com Margarete e ignorando a indicação da cúpula do partido, além de também ter tratado direto com o deputado Firmino Paulo - contemplado na indicação da Adapi - Wellington Dias fez aquilo que a direção do Progressistas não queria, ou seja, não acomodou os cargos via partido, mas sim via acordo com cada parlamentar individualmente.

Além disso, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) já havia se distanciado das conversas sobre acomodação de cargos, demonstrando assim insatisfação com a divisão. Isso não significa um rompimento com o Governo agora, mas planta a semente de uma mágoa que pode ser regada e crescer no futuro, considerando que o Progressistas já anunciou que quer candidato próprio ao Governo em 2022 e o PT, provavelmente, vai trabalhar para fazer o sucessor de Dias.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES