Por Arimatéa Carvalho
O Partido dos Trabalhadores do Piauí bate o martelo e aprova lista com os nomes de novos filiados que irão disputar vagas proporcionais nas eleições deste ano.
São eles os deputados estaduais Fábio Xavier, Flávio Nogueira Júnior, Hélio Isaías, Firmino Paulo, Oliveira Neto e Nerinho, além da deputada estadual Janaína Marques, todos com atuais mandatos.
O presidente do PT Piauí, deputado Francisco Limma, pontua que o PT autoriza as novas filiações, mas cobra fidelidade para candidaturas majoritárias do Partido a níveis nacional e estadual.
"Pela Executiva do PT ficou autorizado viabilizar as filiações mediante o entendimento acerca do compromisso com as eleições majoritárias a níveis nacional e estadual. Por isso, foi proposto um termo de compromisso para solucionar conflitos locais ou alguns municípios, onde existe dificuldades entre os integrantes do Partido, com os novos deputados filiados. Também ficou autorizado, através da Executiva, fazer um entendimento com o ex-governador Wilson Martins, diante da situação do PSB caso não possa mais participar da federação partidária", explicou o presidente regional do PT, deputado estadual Francisco Limma.
A definição dos nomes se deu após uma ampla discussão do partido, durante o Encontro do Diretório Estadual, realizado de forma híbrida na tarde deste sábado (12) e comandado remotamente pelo deputado Limma.
A solenidade de posse dos novos filiados está prevista para o dia 15 de março, e contará com as presenças do governador Welington Dias e do secretário de Fazenda e coordenador do Pró Piauí, Rafael Fonteles.
E OS FEDERAIS?
Além dos 7 deputados estaduais, o presidente Limma confirmou a filiação do deputado federal Flávio Nogueira, também na terça-feira. Já o ex-governador Wilson Martins irá a Brasília na terça-feira (15) conversar com a direção nacional do PSB e definir o futuro da sigla no Estado. Somente na volta ele bate o martelo a respeito de sua filiação.
O empresário Jadyel Alencar, por sua vez, deve ir para o PV ou PSD, embora o governador Wellington Dias esteja pressionando para ele ficar mesmo no PT. "Ele não solicitou filiação ao PT, então não podemos nem avaliar", afirma Limma.
RAFAEL LANÇADO DIA 2
Já o lançamento da pré-candidatura do secretário Rafael Fonteles ao Governo do Estado está confirmada para o dia 2 de abril, no Atlantic City. O evento terá caravanas de todo o Piauí e começa às 16h.
Embora a foto do ex-presidente Lula apareça no card, não há confirmação da presença dele no evento.