Por Sávia Barreto
O PT raiz não está nada animado com a rápida ascensão dos “Rafaboys”: “Correlação de força política que elegeu Rafael é muito grande. Elegemos 22 deputados. Não acredito muito nesses RafaBoys”, desabafou à coluna fonte do PT que espera a contemplação dos partidos da base com espaços importantes, como Saúde, Segurança e Educação. Os “RafaBoys” são nomes jovens e técnicos ligados ao governador eleito Rafael Fonteles. Eles atuaram ativamente durante a campanha e estudaram com o petista no Instituto Dom Barreto.
Consenso x Conflito
Já as pasta da Agricultura com Francisco Limma e Cultura com Fábio Novo são consensos. Novo ainda poderia ir para a secretaria de Turismo, que é relacionada ao setor cultural.
O PT também não acha justo abrir mão da Sasc para o MDB, pois o foco da trajetória política do partido é a área social. Aí o consenso acaba. Fontes do PT refutam a possibilidade de que o deputado Georgiano Neto, do MDB, indique o futuro gestor da Sasc. Mas, segundo apuração da coluna, essa pasta foi alvo de conversa entre Georgiano e Rafael na semana passada, tendendo a ser indicada por Georgiano com a suplente de deputada Simone Pereira no comando da secretaria.