Por Arimatéa Carvalho
O PTB de Monsenhor Gil surpreendeu nesta quarta-feira (15). Membros do partido lançaram a pré-candidatura da vereadora Eliane Moura à Prefeitura. Ela preside a sigla na cidade e é aliada ao prefeito João Luiz (PSD), que disputa a reeleição.
Se ela aceitar a proposta, embaralha o meio de campo e, claro, complica tanto a vida do prefeito quanto do pré-candidato do Podemos, ex-vereador de Teresina Paulo Roberto da Iluminação. A chapa pura já está até montada: Eliane Moura para prefeita e o vereador Flávio Henrique de vice (ou vice-versa). O PTB tem três vereadores e está na base do prefeito.
Eliane, que comanda o partido em Monsenhor Gil, é ligada à deputada estadual Janaína Marques, a parlamentar mais votada da sigla lá. Já Paulo Roberto, que se desfiliou do PTB com o aval do ex-senador João Vicente Claudino, presidente regional, ingressou no Podemos.
Pela regra, o parlamentar mais votado na cidade comanda o grupo, por isso, o PTB está sob o controle de Janaína Marques e a vereadora Eliane Moura é o nome dela.
A parlamentar ainda não se posicionou se aceita a proposta da base.