Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão fez a seguinte pergunta aos deputados federais do Piauí, que devem votar nos próximos meses a reforma da Previdência que tramita hoje na Comissão Especial da Câmara Federal: “O (a) senhor (a) é contra ou a favor de que os estados e municípios sejam incluídos na reforma que está em tramitação na Câmara Federal e por que?”.
Da bancada de dez deputados, somente Rejane Dias (PT) e Margarete Coelho (Progressistas) foram procuradas diretamente e via assessoria de imprensa e não responderam ao questionamento. Dos parlamentares do Piauí, apenas Marco Aurélio Sampaio (MDB) e Iracema Portella (Progressistas) são contra a inclusão de estados e municípios na reforma que tramita hoje no Congresso. Vale lembrar que no caso de Marco Aurélio, seu pai, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), é a favor da inclusão de estados e municípios na proposta da Câmara Federal.
O humor do Congresso, nesse momento, é de retirar os estados e municípios da reforma geral a ser votada como cálculo político para evitar o desgaste com as bases. Dessa forma, o “pepino” passará para os deputados estaduais e vereadores, que precisarão votar projetos próprios de reforma. Como a nova Previdência proposta deixa as regras para se aposentar mais duras, tanto deputados estaduais como federais querem evitar o desgaste.
Confira o posicionamento da bancada federal do Piauí:
Júlio César (PSD): é a favor da reforma da Previdência desde que retirem do projeto o BPC e o trabalhador rural
Assis Carvalho (PT): “Voto contra a proposta de reforma da previdência incluindo ou não incluindo estados e municípios. Como voto contra a proposta, não entro no método de incluir ou não incluir”
Marina Santos (SDD): “Eu sou a favor da Reforma da Previdência com alterações, inclusive já propostas pelo partido é amplamente divulgado por mim. No que diz respeito a inclusão dos estados e municípios, em princípio, sou a favor que sejam incluídos, justamente para que todos tenham as mesmas regras. Mas estou ainda em fase de avaliação, essa não é minha opinião final.”
Flávio Nogueira (PDT): “Sou a favor que os estados e municípios sejam incluídos na Reforma da Previdência que tramita na Câmara Federal. Só podemos garantir o equilíbrio fiscal se todos participarem- os três entes da Federação. Além, de que, na minha opinião, os Estados ficando fora, teriam que posteriormente fazerem as suas reformas. Não sei o tamanho dos problemas que eles irão enfrentar.”
Fábio Abreu (PR): “Sou a favor”
Átila Lira (PSB): “Sejam incluídos, estão na mesma situação do governo federal”
Iracema Portella (Progressistas): “Sou a favor de separar a discussão da reforma da Previdência de Estados e municípios da proposta em tramitação no Congresso Nacional. A meu ver, as assembleias legislativas devem protagonizar esse debate e cada estado tem suas peculiaridades”
Marco Aurélio (MDB): “Sou contra. Estados precisam trabalhar suas propostas”