Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda e coordenador do programa PRO Piauí, Rafael Fonteles, se reuniu com o senador Marcelo Castro (MDB) na noite de sexta-feira (7). Falaram sobre demandas administrativas do senador e, apenas os dois, trataram de 2022 durante dez longos minutos. O encontro foi no apartamento de Marcelo, onde ele passou o dia atendendo prefeitos e lideranças. Ele havia chegado de Brasília ao meio-dia.
O blog apurou o seguinte: Marcelo não vai romper com W. Dias nem brigar porque o escolhido como candidato a governador foi Rafael Fonteles. Por enquanto, ele vai focar na eleição de seu filho, Castro Neto, para deputado federal. No meio político, diz-se que Neto já pode comprar o terno da posse. Ou seja, Marcelo aceitou Rafael como O candidato. Este último saiu satisfeito do apartamento.
No entanto, se lá na frente Rafael não se viabilizar como candidato, Marcelo está disposto a assumir a função. E teria o presidente regional do PSD, Júlio César, como seu vice na chapa. A percepção é que o PSD de Júlio é valioso demais para ser perdido para o grupo do senador Ciro Nogueira (PP) na oposição.
THEMÍSTOCLES COMO VICE
Marcelistas ouvidos pelo blog acreditam que o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), será escanteado pela segunda vez como vice na chapa governista. Eles apostam que, ao final e ao cabo, a vaga será dada a Júlio César. Caso Themístocles saia da presidência da Assembleia, eles dão isso como certo.
No PT, a candidatura de Rafael já é uma unanimidade. Primeiro por conta da força do PRO Piauí e depois pela volta do fenômeno Lula.
E O PP?
O senador Ciro Nogueira prefere disputar o governo estadual contra Rafael Fonteles. Ele avalia que tanto a vice-governadora Regina Sousa quanto o senador Marcelo Castro são mais perigosos. E, assim como Marcelo, quer Júlio César como seu vice.
FATOR W
O governador Wellington Dias já escolheu Rafael Fonteles e ele mesmo deve sair candidato ao Senado. Ele só sairia candidato a deputado federal se Lula pedisse esse sacrifício expressamente. Claro, casos pesquisas futuras mostrem que Rafael não desmanchou, ele pode reavaliar, mas ninguém acredita nisso no Palácio de Karnak.