Por Sávia Barreto
O suplente de vereador Renato Berger, que já foi filiado ao PSDB e presidente da Câmara Municipal de Teresina, vai se filiar ao PSD nos próximos dias, segundo apurou o blog Primeira Mão. Berger ocupa até agora o cargo de assessor especial do prefeito Firmino Filho na Secretaria de Planejamento, atuando na gestão de recursos externos. Mas, claro, deve deixar a função.
Havia a expectativa de que o ex-vereador, que hoje está no Podemos, iria voltar a se filiar ao PSDB. Ele chegou a ser convidado também pelo presidente do PSL no Piauí, vereador Luís André, mas optou mesmo pelo partido liderado pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD), que disputará a Prefeitura da capital na linha de oposição a Firmino. Um dos articuladores da ida de Renato para o PSD foi o ex-vereador Tiago Vasconcelos.
A relação de Berger com o PSDB azedou quando Firmino Filho colocou Miguel Rosal na secretaria municipal de Esporte e Lazer. A indicação foi o Progressistas. Havia um acordo para que Renato Berger retornasse à Semel com a saída do deputado Júlio Arcoverde. Com o acordo descumprido, Renato também se sentiu à vontade para seguir outros rumos longe do Palácio da Cidade. Ex-tucano histórico, Berger agora fortalece a chapa do PSD em Teresina.