Por Sávia Barreto
A coluna conversou com vereador tucano e ex-secretário de Assistência Social e Cidadania de Teresina, Samuel Silveira, a respeito das especulações de que Samuel e não Kléber Montezuma possa ser o candidato a prefeito da capital apoiado pelo prefeito Firmino Filho. “Há uma pré-candidatura do professor Kléber que respeitamos muito e claro que seria uma honra e um sonho de disputar a Prefeitura de Teresina”, disse Silveira. Mas Samuel deixa claro que vai seguir o grupo caso não seja escolhido.
Sigo o grupo
“Sou uma pessoa de grupo, seguindo sempre as orientações do prefeito. Se confirmando – como deve ser confirmado – que é o Kléber, ele é o candidato que simbolizaria o grupo. A grande condução disso é do prefeito Firmino, vamos seguir rigorosamente”, pontuou Samuel Silveira, acrescentando que a decisão de não deixar o cargo de secretário no prazo para disputar a reeleição de vereador ocorreu por entender que tinha um “papel fundamental no combate à pandemia e aceitando a sugestão do prefeito para que continuássemos na secretaria”.
Ou seja, o próprio Firmino indicou a permanência de Samuel na pasta. A reeleição de Silveira para a Câmara da capital contava com favoritismo. Assim, a leitura de bastidores é que sem poder disputar o cargo de vereador, Samuel fica numa posição política ruim sem ter algum espaço na chapa majoritária, seja como cabeça de chapa ou vice.