
Por Arimatéa Carvalho
Os secretários estaduais e municipais de Saúde do Brasil divulgaram nota conjunta no sábado (5) alertando que o Ministério da Saúde não deve descartar nenhuma vacina contra a Covid-19, uma vez confirmadas sua eficácia e segurança. Aquelas que já vem sendo testadas no Brasil precisam ter prioridade.
Eles lembram que o aumento dos casos de Covid-19 no mundo e no Brasil requer que toda a população brasileira seja vacinada o mais breve possível.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, que participou da definição da nota, comentou ao blog que os gestores estaduais discutiram a necessidade de divulgação do texto e depois ele foi endossado pelas secretarias municipais. Os secretários explicam que é necessário que o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde assuma a coordenação nacional da avaliação das vacinas, compra os insumos, elaboração da logística e definição de grupos prioritários para receber as doses. Os gestores temem que a adoção de diferentes cronogramas prejudique as populações dos Estados.