Segundo turno? Desistência? O histórico das eleições para o TCE na Alepi

Fazendo uma retrospectiva, nos últimos 11 anos aconteceram três eleições para conselheiro do Tribunal de Conta do Estado (TCE-PI). Duas foram decididas ainda no primeiro turno e uma precisou de segundo turno para ter a definição do vencedor

Por Sávia Barreto

Fazendo uma retrospectiva, nos últimos 11 anos aconteceram três eleições para conselheiro do Tribunal de Conta do Estado (TCE-PI). Duas foram decididas ainda no primeiro turno e uma precisou de segundo turno para ter a definição do vencedor. A disputa em 2010 ficou marcada não só pela eleição de Xavier Neto, mas pela quantidade de candidatos que receberam votos dos parlamentares e pela necessidade de uma segunda votação para definir o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo turno

A distribuição de votos para diferentes postulantes mostrou-se importante para a realização de um segundo turno. Entre os sete candidatos que buscavam a vaga de conselheiro do TCE-PI, quatro foram votados. Xavier Neto recebeu 14 votos, o empresário Júlio Arcoverde, que atualmente é deputado estadual, teve 9 votos, o conselheiro substituto do TCE-PI Jaylson Fabianh Lopes Campelo foi votado por 5 parlamentares e o jornalista Zózimo Tavares recebeu 1 voto. Em segundo turno, Xavier Neto se elegeu conselheiro ao vencer Júlio Arcoverde por 21 a 8.

Funil

Nas eleições seguintes houve um cenário diferente com a definição ocorrendo ainda em primeiro turno. Em 2012, Lílian Martins foi eleita com 25 votos e apenas dois dos outros dez candidatos foram votados para ocupar a vaga deixada pelo falecimento do conselheiro Xavier Neto em acidente aéreo. Três deputados votaram em Zózimo Tavares e um votou no advogado Arimatéia Dantas. Em 2015, a eleição foi mais acirrada e se concentrou entre Kleber Eulálio e Mauro Tapety. O primeiro foi eleito em primeiro turno com 18 votos contra 11 do segundo e o candidato César Aguiar Andrade recebeu um voto.

Ninguém desiste

No dia 16 de setembro será eleito em sessão especial mais um conselheiro do TCE-PI, em substituição ao ex-conselheiro Luciano Nunes, que se aposentou. Até o momento, há cinco candidatos inscritos para a vaga de Luciano. As inscrições seguem até o dia 27 de agosto e, depois da análise de comissão e espaço para eventuais recursos, no dia 13 de setembro todos os postulantes serão conhecidos. Nos bastidores, avalia-se que a disputa peso pesado se dá entre Flora Izabel, Zé Santana e Wilson Brandão. Nenhum demonstra estar disposto a ceder.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES