Por Arimatéa Carvalho
O Piauí será um dos grandes produtores de energia limpa nos próximos dez anos. O senador Marcelo Castro (MDB) fez a análise após reunião nesta quarta-feira, em Brasília, com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Fábio Lopes Alves, e o governador Wellington Dias.
“O nosso século, o século 21, é o da energia limpa e renovável e nisso temos grande vantagem”, afirmou o parlamentar. “Dos cinco maiores estados produtores de energia eólica, quatro estão no Nordeste e o Piauí ocupa esse quarto lugar”, explicou ainda. Um dos motivos para essa posição de destaque é a regularidade e constância do vento na região piauiense. No estado, também passam muitas redes de energia elétrica.
“Nos próximos dez anos, o Brasil precisará crescer 50 gigawatts de energia. Desses 50, 40 serão de energia renovável, principalmente energia solar e eólica. E o Piauí está inserido nesse contexto”, disse.
O presidente da Chesf disse que o Piauí tem sido celeiro de projetos de geração de energia, com parques solares e eólicos, que trazem desenvolvimento para a região.