Surpresa! Bastidores da eleição antecipada de Enzo à presidência da Câmara

Mesmo Enzo sendo eleito na quarta-feira, Jeová Alencar segue presidente da Casa até o final do ano, e Dr.Pessoa já deixou claro que não irá romper com o aliado.

Por Sávia Barreto 

“A gente pensa que vai vir o inevitável, e ocorre o inesperado”. A frase dita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nunca coube tão bem a um cenário político como a manhã desta terça-feira na Câmara de Teresina. A respeito da antecipação da eleição para a presidência da Câmara Municipal, a coluna apurou que havia um acordo prévio para que o vereador Renato Berger (PSD) fosse eleito presidente do Poder Legislativo municipal no final do ano, sendo o candidato do Palácio da Cidade. Esse acordo foi rompido. Daí veio a surpresa.

Teoria da conspiração 

Aliados de Dr.Pessoa acreditam que ele pode até mesmo sofrer impeachment no próximo ano se não recuperar o comando do Legislativo. Mas fontes da própria Câmara advertem que esse cenário não passa de “teoria da conspiração” visando afastar Jeová Alencar de Dr.Pessoa, afinal, seriam necessários dois terços dos votos para encaminhar processos desse tipo. O prefeito tem a influência direta de mais de um terço da Casa. Berger teria, caso disputasse a eleição, 10 votos hoje - o que não é suficiente para vencer.

Tira, põe

Os bastidores da eleição antecipada de Enzo para presidência da Câmara de Teresina (Foto: Divulgação)Parte do núcleo do Palácio da Cidade pressionava no início da manhã de terça-feira por um rompimento da PMT com Jeová Alencar e desejava a redistribuição de todos os cargos do presidente da Câmara entre os vereadores para que se formasse uma nova base aliada. Essa teoria não prosperou. Mesmo Enzo sendo eleito na quarta-feira, Jeová Alencar segue presidente da Casa até o final do ano, e Dr.Pessoa já deixou claro que não irá romper com o aliado.

Crise 

A crise expõe ainda uma fratura interna no PT (Dudu x Deolindo Moura, pois Dudu só soube pela manhã do pedido do colega de sigla). Para nomes da Câmara que falaram em reserva, Dudu poderia ter sido, ele próprio, candidato a presidente da Casa e terminou atropelado pela antecipação. 

Pontos de vista 

Alguns petistas veem que Sílvio Mendes e Ciro Nogueira saem fortalecidos pois Enzo, mesmo apoiando Rafael Fonteles hoje, poderia mudar de opinião depois. Já outro nome ligado ao PT, discorda e acredita que Enzo eleito presidente (assumindo apenas em janeiro do ano que vem) já é um ponto a favor de Fonteles.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES