Por Arimatéa Carvalho
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) divulgou a lista provisória com os nomes dos gestores municipais e estaduais que tiveram suas contas julgadas irregulares e/ou com emissão de parecer prévio pela reprovação. A lista traz os julgamentos, transitados em julgado, dos últimos oito anos, considerando as eleições municipais deste ano.
A relação definitiva será enviada até o dia 15 de agosto ao Tribunal Regional Eleitoral, tendo em vista que compete à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade ou não de um responsável que conste da lista encaminhada pelo TCE/PI.
Diante da lista, o quadro sucessório no município de Nazária pode ter um revés. É que entre as contas reprovadas de gestores estaduais e municipais de todo o Estado estão as do ex-prefeito Francisco Ubaldo Nogueira. Ele é pré-candidato a prefeito pela oposição e pretende disputar com o atual prefeito, Osvaldo Bonfim (PT).
As contas do gestor que foram reprovadas referem-se ao ano de 2010 e isso pode tornar o político inelegível. O TCE também reprovou as contas da pasta da educação da gestão de Ubaldo.