Por Sávia Barreto
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB), rebateu em conversa com a coluna a fala do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que disse “perdoar” Themístocles. A declaração de Firmino ocorreu em entrevista especial exibida no quadro “Jogo do Poder” no programa “Agora” da TV Meio Norte, nesta segunda-feira, 30. Mas, para Themístocles, a fala não condiz com a realidade.
“Ele não tem nada que me perdoar. Eu é quem devia perdoar o Firmino, e não o contrário”, frisou Themístocles. O presidente da Alepi lembra que o desentendimento entre os dois foi “político” e decorrente da eleição para presidência da Casa, quando Themístocles disputou a reeleição contra o deputado do PT Fábio Novo, apoiado por Firmino Filho e o governador Wellington Dias. Themístocles venceu, mas o apoio de Firmino foi visto por ele como uma interferência de um Poder no outro.
“Tenho imagens dele pedindo votos para o Fábio Novo em reuniões. O Firmino tem um problema de memória, por isso ele vai perder a eleição em 2020”, pontuou Themístocles Sampaio, que apoia o ex-deputado Dr.Pessoa à prefeitura de Teresina. Pessoa tem liderado as pesquisas de intenção de voto. Firmino ainda não definiu o nome que irá apoiar.
Themístocles Filho ressalta que após a eleição da Alepi foi procurado por Firmino Filho e restabeleceram os laços políticos com a indicação do ex-reitor da Universidade Federal do Piauí, Luíz Júnior, ao cargo de vice-prefeito do tucano. Hoje Lúís Júnior está rompido com o grupo emedebista e deve disputar uma cadeira de vereador pelo PSDB.