Por Arimatéa Carvalho
Os dias de vice-governador de Themístocles Filho (MDB) não têm sido decorativos, pelo contrário. Há uma romaria de políticos para conversar com ele na tímida sede da Vice-governadoria, ao lado do Palácio de Karnak, à Rua Paissandu, no Centro da capital.
Tanto nomes da base de Rafael Fonteles quanto da oposição aparecem por lá, como o deputado federal diplomado Júlio Arcoverde (PP). Alguns governistas, aliás, reclamam do tratamento duro recebido no endereço do lado, o Karnak.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa pretende manter o protagonismo político e sabe que isso não terá o apoio do Karnak. Nesse sentido, ele pretende montar chapa para disputar a Prefeitura de Teresina em 2024. A princípio, o pré-candidato é seu filho, deputado federal Marcos Aurélio.
No entanto, nos bastidores nem o nome do próprio Themístocles é descartado. E compondo com a deputada estadual Lucy Soares, viúva de Firmino Filho e hoje no PP. Se ela indicar o vice, a deputada Bárbara do Firmino não sairia candidata. Themístocles candidato não interfere em seu cargo de vice-governador.
PALÁCIO VERSUS PALACETE
Para ter mais espaço, um espaço condizente com seu tamanho político, Themístocles vai lançar licitação para reformar a antiga sede do TCE-PI, na Rua Álvaro Mendes, próximo ao Karnak também. O palacete, que é tombado, está abandonado e deteriorado. Ele não teria um palácio como Rafael, mas um palacete.
A reforma custará entre R$ 7 milhões e R$ 8 milhões e será um ganho para Teresina, que hoje vê seus prédios históricos sendo demolidos no Centro. Só esse ganho arquitetônico já vale a reforma.
Já o ganho político, como o próprio Themístocles gosta de falar, vai depender das pesquisas. Sempre elas. Em 2020, com o auxílio delas ele elegeu Dr. Pessoa (hoje no Republicanos). Em 2024, pode eleger o filho, ajudar a eleger um nome da base de Rafael, Bárbara do Firmino ou ele próprio.