Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, deve deixar mesmo o Progressitas assim que a janela de troca partidária for aberta no próximo ano. O caminho mais indicado até o momento é o PSDB. Quem vai bater o martelo é o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), já que Venâncio também pode se filiar a uma sigla aliada aos tucanos para compor o projeto de sucessão tucana para 2020.
Procurado pelo blog Primeira Mão, Venâncio ressalta que não vê problemas em estar filiado em um partido como o PSDB enquanto sua mãe, a deputada estadual Flora Izabel, é filiada histórica do PT. "Tenho minha independência política", frisou.
A avaliação é que Venâncio tem desenvolvido um trabalho positivo em pouco tempo na gestão da Prefeitura. Projetos como o THE Vejo na Ponte, trouxeram repercussão e deram um gás na área do turismo, que andava relegada a segundo plano. Firmino tem aprovado a proatividade do progressista.
A saída de Venâncio do Progressistas se dá por conta de reflexos da eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, quando a deputada Flora Izabel ficou ao lado do presidente reeleito, Themístocles Sampaio, ao invés de apoiar o candidato do presidente do Progressistas, o senador Ciro Nogueira.