Venâncio destaca que vereadores devem colocar emendas para Rede Pós-Covid

Câmara Municipal articula a formação de uma rede para atender pessoas com sequelas da Covid.

Por Sávia Barreto.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) terá um prazo de 14 dias para apresentar uma minuta para a formação de uma Rede Municipal de Atendimento Pós-covid. Esse foi um dos principais resultados da Audiência Pública que debateu a criação de uma rede de apoio às pessoas com sequelas devido à Covid-19, realizada na Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta segunda-feira (12).

Vereadores articulam a criação da Rede Covid (Foto: Divulgação)

Orçamento 

O orçamento para viabilizar a iniciativa ficou a cargo dos vereadores, segundo o vereador Venâncio Cardoso, autor Audiência Pública. Ele explica que deve acontecer também uma parceria com faculdades públicas e privadas para que estudantes de psicologia, fisioterapia e medicina possam atuar nesta Rede de Atendimento.

Parcerias 

“A definição do orçamento ficou por conta da FMS, mas quem terá que correr atrás dos valores serão os vereadores, com a destinação das emendas 2021–2022. E claro, teremos de viabilizar também emendas com os deputados estaduais e federais do Piauí. Queremos trazer Universidades, públicas e particulares, para poder disponibilizar alunos para fazer estágios nessa área pós-covid, acho isso de extrema importância visto que a pesquisa sobre esse tema não vai parar”, explicou Venâncio.

Para a vereadora Pollyanna Rocha, a coautora da audiência pública, o debate foi positivo porque foram acordados pontos que beneficiarão a população. Ela defendeu que o município contrate mais fisioterapeutas para atender a demanda, que é considerada alta. 

Governo do Estado 

“Embora estejamos vivendo um momento de queda dos números de internações e mortes por Covid, o vírus continua circulando entre nós. Por isso considero que essa questão do aperfeiçoamento da rede merece mais atenção por parte da Fundação Municipal de Saúde. As sequelas da Covid-19 são graves e precisam ser observadas e tratadas com bastante cuidado”, disse Pollyanna, que também é fisioterapeuta.

Além desses encaminhamentos, ficou definido que Governo do Estado, por meio do CEIR, vai fazer a capacitação dos profissionais que atuarão na Rede. A ideia é que haja um atendimento integrado para população.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES