Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio Cardoso, que é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Teresina, disse que deve mesmo sair do Progressistas. O relacionamento dele com a cúpula do partido azedou depois que ele defendeu publicamente o direito de sua mãe, a deputada estadual Flora Isabel (PT), de escolher o candidato de preferência dela na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa. Acontece que o candidato de Flora foi o atual presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), que se reelegeu, enquanto o Progressistas tinha um candidato no pleito, Hélio Isaías.
Venâncio disse em entrevistas que não poderia interferir no voto de sua mãe, que é deputada experiente e tem ligação de proximidade com Themístocles. A fala do vereador não foi deglutida pelo comando do partido, que também não escondeu seu descontentamento publicamente. A princípio, Venâncio disse que não sairia do partido, mas agora admite que não tem c omo ficar.
E para onde ele vai? "Estou esperando a orientação do prefeito Firmino Filho (PSDB)", disse o vereador, que afirma estar firme e forte com o tucano. Ele pretende continuar na Semdec e esteve reunido com o prefeito e o presidente do Sebrae, ex-governador Freitas Neto, para estabelecer uma parceria com o Sebrae.
Nessa terça-feira, Venâncio e o Ministério Público instalam o Procon Municipal, no Palácio da Cidade, em solenidade às 11h.