Por Arimatéa Carvalho
Diagnosticado com covid-19, o vereador Ernane Moura (PSDB) participou de sessão de posse dos eleitos para a Câmara Municipal de São João do Piauí e causou revolta entre os presentes na solenidade presencial. A sessão teve que ser interrompida para tentar acalmar os ânimos na população, que revoltada, exigia a saída do vereador do Plenário.
A sessão foi realizada nesta sexta-feira (1) com a presença dos 11 eleitos, seguida da eleição da mesa diretora e posse do prefeito Ednei Amorim (MDB) e da vice-prefeita Bebela Coelho (PT). Ambos foram empossados, fizeram o juramento, mas não conseguiram proferir seus discursos, já que a sessão teve que ser interrompida.
A confusão iniciou na chegada do vereador Ernane Moura à Câmara, que foi orientado a não adentrar ao Plenário, pois devia cumprir isolamento social de 10 dias, de acordo com prontuário de atendimento realizado pela equipe de Saúde da Secretaria Municipal e relatado pelos agentes da Vigilância Sanitária do Município.
De acordo com os profissionais, o vereador teve diagnóstico positivado no dia 24 de dezembro, após apresentar sintomas da doença, como febre, dor de cabeça e garganta, além de coriza, sendo monitorado pela equipe local.
Desobedecendo as orientações, o vereador entrou no Plenário, causando tumulto entre os populares, que o acusavam de cometer crime contra a saúde pública e colocar em risco a saúde dos presentes.
Foi solicitado que os presentes saíssem do plenário, para a sanitização do ambiente, no que foi recusado pelos vereadores Dante Quintas, Moacyr Rocha, Marcilene Lavor, Marcelino Oliveira e Hélio da Cotinha.
No momento dos discursos dos vereadores, após a posse do prefeito e vice-prefeita, a sessão teve que ser interrompida, devido aos gritos, xingamentos e tumulto por parte da população, que exigia a saída dos vereadores, acusando-os de traidores do povo. Ednei Amorim e Bebela Coelho, acompanhados dos vereadores Zé Guinguirro, Manoel do Otonio, Ana Célia Sousa, Adriana de Castro e Elias Laurentino, saíram da sessão, após o presidente da Câmara, Moacyr Rocha(PT) ter declarado empossado o novo prefeito da cidade.