Por Arimatéa Carvalho
O vereador Joaquim do Arroz (MDB) divulgou nota na noite de sexta-feira (15) repudiando uma fake news que afirmava que a esposa dele, enfermeira Vanda, estava no avião Sêneca que caiu no município de São Benedito (317 km de Fortaleza) enquanto trazia para Teresina o médico Pedro Meneses, que morava em Sobral e tinha pego Covid-19. Além do conhecido piloto Paulo César Magalhães Costa, conhecido como PC, estavam na aeronave uma enfermeira e outro médico (Carlo Victor) que foram de Teresina no avião fretado para fazer o correto transporte do médico infectado.
Os autores da fake news espalharam uma foto antiga da esposa do vereador em uma aeronave, como se fosse o Sêneca que caiu na noite de sexta-feira. Vanda, aliás, está em isolamento em casa pois pegou a Covid-19. Na foto de arquivo utilizada deste post, o casal aparece junto (publicada na coluna do jornalista Péricles Mendel).
Veja a íntegra da nota do vereador:
"Por meio desta nota informo que eu Joaquim, minha esposa Vanda e todos os familiares estamos BEM e em CASA. Infelizmente fomos vítimas de uma fake News na noite desta sexta (15). Criminosos distribuíram uma imagem antiga da minha esposa, Vanda, dentro de uma aeronave e associaram covardemente a imagem dela ao trágico acidente da queda da aeronave que caiu em São Benedito no Ceará. Aproveitamos para ressaltar a todos os amigos e familiares que estamos em CASA e BEM. Todas as informações e imagens estão sendo repassadas as autoridades para investigar a autoria e motivação da produção e divulgação desta notícia falsa. Aproveito para me solidarizar com todos os familiares dos envolvidos neste trágico acidente e desejo que DEUS conforte o coração de todos."