WDias anuncia rompimento com Ciro; entenda consequências e bastidores

WDias anuncia rompimento com Ciro; entenda consequências e bastidores

Por Sávia Barreto

O que era esperado apenas para 2021, após o resultado das eleições municipais deste ano, foi antecipado e, a partir de agora, o Progressistas não faz mais parte da base de apoio do governador Wellington Dias (PT). O governador anunciou o fato aos presidentes de partidos do seu arco de apoio no início da tarde desta quarta-feira, 05, na residência oficial. A informação foi confirmada por fonte presente no encontro.

O rompimento é fruto de um longo desgaste com o partido presidido pelo senador Ciro Nogueira, que já anunciou planos de disputar o Governo do Estado em 2022. Um dos motivos para que essa cisão fosse precipitada foi a proximidade crescente de Ciro com o presidente Jair Bolsonaro, que tem no PT e nos governadores do Nordeste alguns dos seus principais antagonistas políticos.

Procurado, o deputado Júlio Arcoverde, que preside o Progressistas no Piauí, informou à coluna que ainda não sabia do rompimento. Dias e Ciro se reuniram essa semana em Brasília e após o encontro ficou claro para Wellington que o caminho dos partidos será distinto daqui para frente. A dúvida agora é sobre quando o Progressistas entregará os cargos, quem do partido vai seguir com Ciro e quem ficará com Wellington – as dúvidas recaem sobre os deputados Hélio Isaías, Firmino Paulo, Wilson Brandão e Margarete Coelho, já que B.Sá, Lucy Soares, Átila Lira, Júlio Arcoverde e Iracema Portella são mais alinhados a Ciro e devem permanecer seguindo o comando do senador.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES