Menina Tau

Filmes, músicas, séries e agenda cultural

Lista de Colunas

Brasil no Oscar! Filme “Ainda Estou Aqui” representará o país em 2025

Filme de Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres representará o Brasil no Oscar 2025. “Ainda Estou Aqui” aborda os horrores da ditadura militar através da história de uma família em busca de justiça.

Imagem: Reprodução

Veio muito aí! Uma boa notícia para os amantes do cinema brasileiro: a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) anunciou nesta segunda-feira (23) que o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, será a produção que representará o Brasil na disputa por uma indicação à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.

Repercussão Internacional

Desde sua estreia mundial no prestigiado Festival de Veneza 2024, onde conquistou os corações e o prêmio de Melhor Roteiro, "Ainda Estou Aqui" tem ganhado destaque no cenário global. Após sua aclamada exibição em Veneza, o longa também foi apresentado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), recebendo elogios da crítica e do público.

E as novidades não param por aí! O filme está prestes a brilhar em dois grandes eventos: o Festival de Cinema de Nova York e o AFI Fest, organizado pelo American Film Institute, uma das instituições mais renomadas do cinema norte-americano.

Do que se trata o Filme?

Inspirada no  livro do jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, a trama aborda os horrores enfrentados pela sua família durante a ditadura militar brasileira. O filme retrata a vida e a história de Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, e de sua esposa Eunice, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

O ponto alto da história é em 1971, quando Rubens e Eunice foram presos junto com Eliana, a filha mais velha. Enquanto Eliana foi libertada no dia seguinte, Eunice passou 12 dias em cativeiro, e Rubens desapareceu. Após recuperar sua liberdade, Eunice Paiva dedicou sua vida a buscar respostas sobre o paradeiro de seu marido, solicitando incansavelmente ao governo brasileiro investigações sobre seu desaparecimento. Quatro décadas depois, em 2014, a Comissão Nacional da Verdade confirmou que Rubens Paiva foi torturado e assassinado em janeiro de 1971.


Qual a importância de "Ainda Estou Aqui" representar o Brasil no Oscar?

A seleção de um filme brasileiro para representar o país no Oscar é sempre um marco significativo. "Ainda Estou Aqui" não só traz a esperança de uma indicação, mas também representa uma oportunidade única de destacar o potencial do cinema brasileiro no cenário internacional.


Quando vai para as telonas do Cinema?

Embora a produção ainda não tenha uma data de estreia confirmada no Brasil, "Ainda Estou Aqui" será exibido durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em uma data que será anunciada em breve.


Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES