Hoje, 5 de novembro, é o Dia do Cinema Nacional! A data marca a primeira exibição pública de um filme no Brasil, em 1896, no Rio de Janeiro. Para celebrar, a coluna Menina Tau traz uma seleção de filmes brasileiros para você assistir e dá aquela forcinha para a nossa cinematografia.Confira!
Central do Brasil (1998)
Falar sobre cinema brasileiro sem citar o Central do Brasil, é quase um crime! Dirigido por Walter Salles, o filme chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e levou a nossa queen, Fernanda Montenegro à cerimônia como candidata ao prêmio de Melhor Atriz. A dupla indicação é considerada por muitos uma das maiores injustiças da academia, já que ambos os prêmios escaparam das mãos brasileiras.
Para quem nunca assistiu, o filme gira em torno de Dora (Fernanda Montenegro), que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Apesar de muitas vezes não enviá-las, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira) a reencontrar o pai no interior do Nordeste, após a morte trágica de sua mãe.
Onde assistir: Amazon Prime e Globoplay
Ó Pai, Ó (2007)
Essa comédia é sem igual, estrelada por Lázaro Ramos, Wagner Moura e Dira Paes. A produção mostra o humor de um cortiço em Salvador durante o Carnaval. Os moradores do Pelourinho compartilham tudo, incluindo a paixão pela folia e a rivalidade com a síndica, que, irritada, decide cortar o fornecimento de água nos últimos dias de festa. Impossivel assistir isso sem gargalhar.
Onde assistir: Prime Video
Que Horas Ela Volta? (2015)
Se não quer se emocionar, evite assistir! Esse drama intenso gira em torno de Regina Casé no papel de Val, uma babá pernambucana que deixou a filha para trabalhar em São Paulo. Treze anos depois, a filha Jéssica (Camila Márdila) vai para São Paulo prestar vestibular, causando atritos e revelando as complexidades das relações sociais e familiares.
Por que assistir: O roteiro do filme é a vivência de muitas mulherres nordestinas que por questões financeiras, precisam deixar a maternidade de lado, para dar o sustento aos filhos.
As Boas Maneiras (2017)
Você já acordou de um sonho louco, em que as peça não se encaixava de jeito nenhum? Bom, é a mesma sensação que essa produção traz! Para quem não assistiu, Marjorie Estiano interpreta Ana, uma mulher grávida que contrata Clara (Isabél Zuaa) para ajudá-la com o bebê. Mas o que parecia ser uma história comum ganha contornos sinistros quando a lua cheia começa a afetar o futuro da criança.
Por que assistir: Um filme que mistura terror e fantasia, com uma surpreendente releitura do folclore brasileiro.
O Auto da Compadecida (2000)
Por fim, não poderia faltar O Auto da Compadecida! Com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, a história dos trapaceiros João Grilo e Chicó no sertão paraibano é um clássico atemporal do humor e da religiosidade nordestina. Baseado na obra de Ariano Suassuna, o filme já virou patrimônio cultural.
Por que assistir: Impossível não rir e se emocionar com a aventura e os dilemas morais da dupla, que conta até com a aparição de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) em um dos momentos mais memoráveis do cinema nacional.
Prepare a pipoca e aproveite para rever (ou descobrir) essas obras incríveis. Feliz Dia do Cinema Nacional!