Os mercados em baixa às 5h30 em Brasília: S&P500 -0.49%, Dow Jones -0.38%, Nasdaq -0.60% e a Europa (STOXX600) -0.53%.
TERREMOTO NA TURQUIA: Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na manhã desta segunda-feira, derrubando prédios. Pelo menos 360 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, números que ainda podem aumentar.
BC & GOVERNO: O tema dos próximos dias é a tensão entre o Banco Central e o governo. Bombeiros devem entrar em campo para diminuir os ruídos. Como dizia Magalhães Pinto: "Política é como nuvem. Você olha, e ela está de um jeito. Olha de novo, e ela já mudou". Então, qualquer pré-julgamento aqui pode levar ao erro.
ARTHUR LIRA: Depois de uma votação histórica que o reelegeu, cabe ao Presidente da Câmara dos Deputado a montagem da pauta na "Casa do Povo". Em jantar com empresários na sexta-feira, Lira falou que a revisão do sistema tributário exigirá “paciência”. “Todo mundo tem uma reforma tributária própria […]. Vamos quebrar alguns ovos e fazer a possível”.
AGÊNCIAS REGULADORAS: A Câmara dos Deputados se articula para mexer, nas primeiras semanas de trabalho legislativo, em um tema considerado sensível para investidores privados: o poder e a autonomia das agências reguladoras. Uma emenda apresentada à MP 1.154, medida provisória que redesenha a estrutura da Esplanada dos Ministérios, altera as leis de criação de 11 agências e diminui o atual escopo das atividades exercidas pelos órgãos reguladores. https://bit.ly/3JJ1xYD
SINAIS DO FED: Mercado à espera do discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na terça-feira, perante o Clube Econômico de Washington. Parte do mercado busca sinais de uma desaceleração suave, diminuindo assim a necessidade de maiores altas de juros.
COLOCANDO NO BOLSO: Depois de um mês de alta nos índices americanos, com S&P500 acima dos 4.100 pontos, já se veem gestores realizando um pouco o lucro de suas posições.