Na manhã desta terça-feira (17), o grupo Arezzo & Co anunciou a aquisição da marca de calçados Vicenza, label de sapatos que faturou R$ 80 milhões em 2022 e está presente em mais de 700 multimarcas. Considerada uma das maiores marcas independentes de calçados femininos do Brasil, a Vicenza foi adquirida pelo grupo com o propósito de se tornar a mais completa house of brands do mercado brasileiro.
Para o canal Furla News, Rafael Furlanetti, sócio diretor institucional da XPNC, entrevistou Rafaela Furlanetto, diretora criativa da Vicenza Calçados. Na ocasião, ela contou sobre a origem da marca, a partir do ofício do seu pai, Ariosvaldo Furlanetto.
"A história do meu pai foi a história que me inspirou a trabalhar e fazer o que faço até hoje. Meu pai vem de uma família de seis irmãos e ele tinha um dom de desenhar. Quando ele conseguiu unir o dom do desenho e pensar em fazer disso um negócio, ele começou a desenhar para várias empresas de Igrejinha e região, já que lá é uma região calçadista muito forte. Mas chegou o momento que ele viu a necessidade de ver um produto que tivesse o DNA dele, feito de couro, que tivesse uma estética de quem sabe realmente fazer sapato. Daí começou a Vicenza", iniciou.
A empresa, que nasceu em Igrejinha, no Rio Grande do Sul, foi erguida a seis mãos: de seu pai, sua mãe, Rosi Furlanetto e a tia paterna, Jane Furlanetto.
"Meu pai desenhava, cortava e a minha mãe, costurava, preparava. Fizeram os primeiros e ele começou a vender. Conseguiu um representante e começou a vender para algumas lojas em São Paulo. Tomou 'caldo' [calote], mas a vontade dele era de construir uma marca, um nome que pudesse evoluir do DNA dele", acrescentou Rafaela Furlanetto.
Confira a entrevista completa: