A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, em primeira discussão, a criação de cargos de provimento efetivo no quadro de pessoal da Guarda Civil Municipal de Fortaleza. Ao todo, o projeto prevê a criação de 109 cargos de Subinspetor e 485 cargos de Guarda Municipal. Mas o número deve ser ainda maior.
De acordo com o Executivo, o Projeto de Lei Complementar nº 55/2022 tem a intenção de viabilizar a realização de concurso público para o provimento de até mil vagas para o cargo de Guarda Municipal.
Esse quantitativo será alcançado com o incremento proposto pelo projeto somado aos cargos que vão estar vagos em breve. Já a criação dos cargos de Subinspetor possibilitará a promoção de servidores que participaram do processo em 2021 e que pela falta de vagas, acabaram não sendo contemplados na época.
O recebeu duas emendas, sendo uma retirada de pauta pelo próprio autor e a outra, rejeitada pela maioria da comissão.
No final de fevereiro, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) anunciou o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) para realizar o concurso. O edital deve ser lançado ainda em março.