A caminhada para chegar ao tão sonhado concurso público pode ser longa, principalmente para aqueles que não conseguiram entender a melhor forma de estudar. Ter um direcionamento sobre qual concurso fazer e quais são as melhores técnicas fazem toda a diferença, aponta especialista.
É o que explica Denyse Pontes, metra em educação. Ela destaca que o primeiro passo é definir o objetivo: focar em uma carreira específica. “Defina o período do dia em que você vai poder focar no estudo. Crie seu cronograma e tente cumprir ao máximo. Não acumule conteúdo. Crie um ambiente de estudo, isso ajuda a condicionar seu cérebro a entender que vai precisar de foco quando estiver nele”, pontua.
A grande maioria dos concurseiros enfrenta um grande inimigo para os estudos: a procrastinação. Além do foco, é preciso criar tarefas que possam ser, de fato, cumpridas.
“Ninguém está motivado o tempo inteiro, então não espere a motivação para estudar. Priorize suas tarefas e bloqueie ao máximo estímulos externos, como o celular. Tente estudar por meia hora com foco total, isso vale mais do que várias horas sem foco ou com muitas interrupções”, ressalta a educadora.
Existem técnicas que auxiliam os concurseiros na aprovação. Uma delas é a chamada mentoria. “Foi pensada para acelerar esse processo, pois, por ter a experiência, o mentor sabe o que não fazer. Ela também busca organizar completamente a rotina de estudos, cria disciplina e mantém o foco sempre ligado no que precisa ser feito”, finaliza Denyse.