Defensoria Pública do Piauí fará novo concurso em breve

Para concorrer ao cargo de defensor é exigido nível superior em direito e três anos de atividade jurídica

DPE | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Se você ainda não começou, já é hora de começar a se preparar para o novo concurso da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI). A seleção para o cargo de defensor está cada vez mais próxima e já foi, inclusive, confirmada pelo defensor geral do estado, Erisvaldo Marques dos Reis.

Ele foi reempossado para sua segunda gestão, no final de março, e afirmou que a realização do certame é uma das prioridades, pois é necessária para a reposição de servidores aposentadorias.

Para concorrer ao cargo de defensor é exigido nível superior em direito e três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial da carreira é de R$ 24.370,85. O número de vagas ainda será confirmado.

A seleção já conta, inclusive, com  minuta pronta. O documento define que o concurso contará com quatro etapas, incluindo três provas escritas, avaliação oral, investigação social e análise de títulos.

Cocnurso da DPE-PI está próximo (Foto: Google Maps)

A prova objetiva será composta de  100 questões, com temas sobre direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil e do consumidor, direito processual civil, direitos difusos e coletivos, direitos da criança e do adolescente/idoso/mulher de vítima de violência/saúde, direitos humanos e princípios e atribuições institucionais da DPE PI.

A segunda prova contará com quatro questões dissertativas, sobre direito constitucional, administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direitos difusos e coletivos e direitos humanos

Já na terceira haverá duas peças jurídicas, com base em problema prático de direito processual penal e direito processual civil, envolvendo, nos aspectos materiais, as demais disciplinas.

O último concurso DPE PI para defensores ocorreu em 2009, quaNdo foram oferecidas 12 vagas imediatas. A banca, na ocasião, foi o Cebraspe.

A seleção contou com provas objetivas, prova subjetiva, prova prática subjetiva  e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 100 questões, versando sobre direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direitos difusos e coletivos, direitos da criança e do adolescente, direitos humanos e princípios e atribuições institucionais da DPE PI.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES