O edital do concurso público da Assembleia Legislativa do Piauí será publicado nesta segunda-feira, (02/09). O documento estava previsto inicialmente para ser divulgado no dia (26/08), mas não foi concluído a tempo.
Serão ofertadas 41 vagas para os cargos de Consultor Legislativo, de nível superior e Assessor Técnico Legislativo, de nível médio. A realização das provas do concurso está prevista para janeiro de 2020.
O contrato de prestação de serviços entre a Assembleia Legislativa do Piauí - ALEPI e a Universidade Federal do Piauí foi assinado este mês, com a presença do presidente da Assembleia, deputado Themistocles Filho e o reitor da UFPI, Arimatea Dantas.
Anunciado em março desse ano, o concurso ALEPI é muito aguardado desde então. Ao longo deste artigo, você confere mais detalhes e os principais pontos do último edital, realizado em 2012. Acompanhe pelos tópicos:
Cargos ofertados
São aguardadas no certame 41 vagas para os cargos de Assistente Técnico e Consultor Legislativo. Porém, em contato anterior com a ouvidoria do órgão, foi informada a seguinte distribuição, com 40 vagas:
Nível Médio:
04 vagas – Assistente Técnico – Qualificação em Taquigrafia
04 vagas – Assistente Técnico – Técnico em Informática
04 vagas – Assistente Técnico – Conhecimento em Cerimonial Público
04 vagas – Assistente Técnico – Qualificação em Radio Difusão
04 vagas – Assistente Técnico
Nível Superior:
04 vagas – Consultor Legislativo – Ciências Jurídicas
04 vagas – Consultor Legislativo – Letras /Português
04 vagas – Consultor Legislativo – Análise de sistemas
03 vagas – Consultor Legislativo – Contabilidade
04 vagas – Consultor Legislativo – Comunicação Social/Jornalismo
01 vaga – Consultor Legislativo – Biblioteconomia
Remuneração
Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes, estabelecidas em lei. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor:
- I – indenizações;
- II – gratificações;
- III – adicionais.
A estrutura remuneratória atual da Assembleia Legislativa do Piauí não está disponível. A remuneração inicial prevista no edital de 2012 para o cargo de Consultor Técnico Especializado era de R$ 4.720,46 para uma carga horária de 30 horas semanais.
Último concurso ALEPI
O último concurso ALEPI foi realizado em 2012, quando foram ofertadas 04 vagas para o cargo de Consultor Técnico Especializado. A organização do certame também ficou por conta da Universidade Federal do Piauí, UFPI. A validade do concurso foi de apenas 1 ano após a homologação do resultado final.
Etapas do concurso
O concurso constou de prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de múltipla escolha, valendo 02 pontos cada questão. Foram no total, 4 horas para realizar a prova.
Foi eliminado do concurso, o candidato que não atingisse 50% de acerto das questões de cada área de conhecimento.
- 10 questões – Língua Portuguesa
- 10 questões – Noções de Informática
- 30 questões – Conhecimentos Específicos