A direção da Eletrobras Distribuição Piauí anunciou ontem a realização de um grande concurso público para o Estado ainda este ano. A empresa não definiu os cargos, nem o total de vagas, mas a direção afirmou que o certame vai oferecer muitas vagas e deve abranger diversos municípios do Estado.
Em novembro de 2011 a Justiça determinou que a empresa realizasse um novo concurso público.
A decisão foi da juíza da 4ª Vara do Trabalho, Basiliça Alves da Silva, que atendeu a solicitação do Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI), que determinou que a Eletrobrás apresentasse o cronograma do novo certame, para que seja feita a contratação de empregados efetivos, que vão substituir os terceirizados irregulares.
A ação judicial é de 2005 e foi instaurada pelo Ministério Público do Trabalho a partir de denúncias feitas relatando de que a empresa terceirizou inúmeros serviços relacionados á atividade- fim, em afronta à lei.
A Justiça do Trabalho estabeleceu multa diária de R$ 500,00 ao diretor presidente da Eletrobras-PI no caso de descumprimento da determinação, até o limite de R$ 10.000,00.
O aumento no número de pessoal faz parte de uma estratégia da empresa para melhorar os serviços prestados a população. A empresa desde que foi federalizada, vem sofrido críticas constantes devido a falta de estrutura e baixa qualidade dos serviços.