O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou uma nota informando que alguns candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) se recusaram a devolver o caderno de questões ao término da prova e, conforme previsto no edital, serão desclassificados.
As provas, conhecidas como o "Enem dos Concursos", foram realizadas neste domingo (18), com a primeira etapa ocorrendo no período da manhã. Conforme o MGI, as ocorrências foram reportadas pela banca examinadora, mas o número de casos não foi divulgado.
folha de respostas
Os candidatos não poderiam deixar o local de prova com o caderno de questões em consequência do números de fraudes já registradas. No entanto, 30 minutos antes de terminar o tempo seriam entregues folhas para anotar as respostas e levar para casa e conferir com o gabarito. Uma folha para a prova da manhã e outra para a prova de tarde.
"O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos tomou conhecimento do registro por parte da banca aplicadora de pessoas que saíram com o caderno de provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), recusando-se a devolver. O ministério informa que os candidatos enquadrados nesta situação serão eliminados, conforme edital", disse a pasta.
abstenções
A ministra Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) afirmou no fim da manhã deste domingo (18) que a abstenção na prova da manhã do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi alta, mas dentro da média para os concursos públicos.
Esther também disse que as provas da manhã ocorreram sem grandes intercorrências. Citou problemas pontuais no Rio de Janeiro, que ela afirma terem sido resolvidos ainda antes do início das provas.
CONFIRA O CRONOGRAMA DO CONCURSO
- Aplicação das provas: 18/08
- Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 08/09
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
- Divulgação final dos resultados: 21/11
- Início da convocação para posse e cursos de formação: Janeiro/2025