'Enem dos concursos': saiba o que faz um auditor-fiscal do trabalho, cargo com o maior salário inicial

O funcionário tem como responsabilidade fiscalizar o cumprimento das normas trabalhistas, incluindo questões de segurança e saúde no ambiente laboral

Trabalho do auditor-fiscal | Montagem/MeioNorte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A partir desta sexta-feira (19), estarão abertas as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como o "Enem dos concursos". Com mais de 6,4 mil vagas em disputa, o certame apresenta uma variedade de oportunidades, sendo o cargo de auditor-fiscal do trabalho (AFT) um dos mais visados. Com remuneração inicial de R$ 22.921,70, esse posto atrai a atenção de muitos candidatos.

Um diferencial destacado é a aceitação de candidatos graduados em qualquer área de conhecimento, abrindo as portas para profissionais de diversas formações. No total, são 900 vagas em aberto para o cargo de AFT.

Trabalho do auditor-fiscal

O auditor-fiscal do trabalho tem como responsabilidade fiscalizar o cumprimento das normas trabalhistas, incluindo questões de segurança e saúde no ambiente laboral. Além disso, são encarregados de promover condições de trabalho saudáveis, combater o trabalho em condições análogas à escravidão e infantil.

No Brasil, crimes desse tipo ainda persistem, como evidenciado pelo resgate de pelo menos 3.190 trabalhadores de situações análogas à escravidão em 2023, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A mobilização da categoria tem sido evidente, com paralisação dos serviços de fiscalização em 20 estados brasileiros desde segunda-feira (15). A principal reivindicação é a equiparação de benefícios, especialmente o bônus por eficiência, já concedido a auditores da Receita Federal.

Cota

O Ministério da Gestão de Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu que 5% das vagas de cada cargo sejam destinadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros. No caso dos auditores fiscais do trabalho, das 900 vagas, 675 são para ampla concorrência, 45 para pessoas com deficiência e 180 exclusivas para candidatos negros.

A distribuição das vagas nas unidades de lotação do Ministério do Trabalho ainda não foi divulgada, com a previsão de informação conjunta ao ato de nomeação e convocação dos aprovados.

O período de inscrições vai até 09 de fevereiro de 2024, e o cronograma inclui a aplicação das provas em 05 de maio de 2024, com divulgação final dos resultados prevista para 30 de julho de 2024.

O Ministério da Gestão disponibiliza um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso através do e-mail concursonacional@gestao.gov.br. Para mais informações, o site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES