A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS) vai aumentar seu quadro de funcionários. Após lançar edital com 694 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, o governador do estado, André Puccinelli, assinou nesta quinta-feira (29/8) a autorização para a realização de outro concurso. Desta vez, será a Polícia Civil que receberá 256 novos servidores. Serão 221 vagas para investigadores e escrivães, 20 para papiloscopistas e 15 para peritos criminais. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o edital deverá ser lançado em 2 de setembro.
Esta nova seleção faz parte dos investimentos do Plano Estadual de Segurança Pública, que tem a previsão de contratar 1.271 novos trabalhadores para a segurança pública estadual até o ano que vem. Os aprovados neste concurso atuarão nos municípios de fronteira do estado, na Delegacia Especializada de Fronteira (Defron), e nas outras cidades de Mato Grosso do Sul.
Outros certames
Já estão em andamento os concursos para a contratação de 30 novos delegados da PC, 20 oficiais da PM e 30 servidores da Unidade Educacional de Internação (Unei). Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão com as inscrições abertas e seguem até o dia 10 de setembro, por meio do site www.concurso.ms.gov.br . A taxa é de R$ 88,85.
Fruto de investimento
De acordo com a Sejusp, Campo Grande é a terceira capital mais segura do Brasil e Mato Grosso do Sul, apesar de fazer fronteira com Bolívia e Paraguai, é considerado o oitavo estado mais seguro do país.