Estão abertas as inscrições do concurso público nacional unificado do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O certame, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), visa o preenchimento de 300 vagas para a carreira da Magistratura do Trabalho no cargo de Juiz do Trabalho Substituto.
Para o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí, há uma vaga disponível. Ao serem contratados os servidores farão jus a subsídio no valor de R$ 32.004,65.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter concluído o curso de bacharelado em Direito, em instituição pública ou particular reconhecida pelo MEC; haver exercido atividade jurídica pelo período mínimo de três anos, contados a partir da obtenção do grau de bacharel em Direito, nos termos do art. 93, I, da Constituição da República.
As oportunidades estão distribuídas nos seguintes locais: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região - Rio de Janeiro (45); Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo (85); Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região - Minas Gerais (45); Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - Rio Grande do Sul (8); Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região - Bahia (5); Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - Pernambuco (11); Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Ceará; Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - Pará/Amapá (9); Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - Paraná (11); Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - DF/Tocantins (2); Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - Amazonas/Roraima (5); Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região - Santa Catarina; Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região - Paraíba (1); Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região - Rondônia/Acre (7); Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas (40); Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região - Maranhão (1); Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região - Espírito Santo (1); Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região - Goiás (5); Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região - Alagoas (1); Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região - Sergipe (2); Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região - Rio Grande do Norte (3); Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (1); Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região - Mato Grosso (10) e Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região - Mato Grosso do Sul (2).
Como se inscrever?
As inscrições para o concurso podem ser efetuadas até as 16h do dia 15 de fevereiro de 2023, no site da FGV Concursos, mediante pagamento da taxa no valor de R$ 320,00.
Os candidatos que tiverem interesse na isenção da taxa de inscrição - para os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593/2008, que estiverem inscritos(as) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e aos doadores de medula, o prazo para solicitação é até às 16h do dia 27 de janeiro de 2023.
Processo de seleção
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, duas provas escritas (discursiva e prática), inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; e exame psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos.
A Primeira Etapa, prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em todas as 24 cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho: Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Belo Horizonte - MG, Porto Alegre - RS, Salvador - BA, Recife - PE, Fortaleza - CE, Belém - PA, Curitiba - PR, Brasília - DF, Manaus - AM, Florianópolis - SC, João Pessoa - PB, Porto Velho - RO, Campinas - SP, São Luís - MA, Vitória - ES, Goiânia - GO, Maceió - AL, Aracaju - SE, Natal - RN, Teresina - PI, Cuiabá - MT e Campo Grande - MS, provavelmente no dia 14 de maio de 2023, das 13h às 18h.
A segunda etapa, que será composta de duas provas escritas, uma discursiva e uma prática de sentença trabalhista, está prevista para o dia 15 e 16 de julho de 2023, com cinco horas de duração, cada. A Prova Oral será realizada no Distrito Federal, nas dependências do Tribunal Superior do Trabalho.