O cargo de auditor-fiscal do trabalho oferece o maior salário inicial do "Enem dos concursos", com um valor de R$ 22.921,70. Entre suas diversas atribuições, esses profissionais são responsáveis por garantir que as normas trabalhistas sejam respeitadas. A carga horária de um auditor-fiscal do trabalho é de 40 horas semanais, e eles realizam inspeções em ambientes de trabalho em todo o Brasil.
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
O Ministério do Trabalho ainda não divulgou em quais unidades da pasta os aprovados no concurso irão atuar. Conforme o edital, a distribuição de vagas pelo país será anunciada juntamente com o ato de convocação para a posse.
CARREIRA DE AUDITOR-FISCAL
A carreira de auditor-fiscal do trabalho aceita candidatos com diploma de ensino superior em qualquer área de conhecimento e foi uma das que registrou o maior número de inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU).
No total, 309.645 pessoas se inscreveram para participar da seleção para o cargo, mas pouco mais da metade (166.350) compareceu às provas no dia 18 de agosto.
CADA POSTO DISPUTADO POR 185 CANDIDATOS
Apesar do elevado número de inscritos, a carreira de AFT não é a mais concorrida. Isso se deve ao fato de que, além de oferecer o maior salário, ela também conta com o maior número de vagas disponíveis: 900. Isso significa que cada posto está sendo disputado por aproximadamente 185 candidatos.
ENGENHARIA CIVIL É O MAIS DISPUTADO
Por outro lado, o cargo mais concorrido do CNU é o de engenharia civil no IBGE, que conta com 14.191 candidatos para uma única vaga. A concorrência divulgada pelo Ministério da Gestão ainda não leva em conta os participantes que foram eliminados por descumprirem alguma regra do edital, como o preenchimento incorreto do cartão de respostas.