A Marinha encerra nesta quinta-feira (31) as inscrições do concurso público para admissão na Escola Naval. São 46 vagas, sendo 34 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino, para o Corpo de Intendentes.
No site da Marinha é possível ver o edital.
Os candidatos devem ter 18 anos completos e menos de 23 anos (no dia 1º de janeiro de 2015), e ensino médio completo.
As inscrições devem ser feitas no período de 5 de junho a 31 de julho pelos sites www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou www.ensino.mar.mil.br. A taxa é de R$ 20.
Haverá prova escrita objetiva de matemática e física, para os candidatos do sexo masculino, e prova escrita objetiva de matemática para as candidatas do sexo feminino, além de prova escrita objetiva de português e inglês e redação, para ambos os sexos.
Também haverá inspeção de saúde, teste de aptidão física, verficação de dados biográficos, verificação de documentos e avaliação psicológica.
Após as provas escritas, haverá inspeção de saúde, no período de 21 de outubro a 12 de novembro de 2014; teste de aptidão física, de 2 de outubro a 14 de novembro de 2014. A partir de 8 de dezembro de 2014 será divulgado o resultado final do concurso público. Em 12 de janeiro de 2015 será a concentração na escola naval dos candidatos titulares para o início do período de adaptação, avaliação psicológica e verificação de documentos - fase final. O período de adaptação será de 12 de janeiro de 2015 a 3 de fevereiro de 2015. O curso começa em 4 de fevereiro de 2015.
O ciclo escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de 4 anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um período de verão e um período acadêmico. No período de verão serão realizados, respectivamente, o estágio de adaptação para os aspirantes do 1º ano, o estágio de sobrevivência no mar, o estágio de sobrevivência na selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e viagens de instrução para os aspirantes do 3º ano. Já no período acadêmico serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.
O curso é gratuito e o aluno recebe alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.