As provas da 2ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil foram aplicadas durante a tarde deste domingo (06). Em Teresina, os candidatos fizeram as provas entre 13h e 18h, no prédio da faculdade Uninovafapi. A prova também foi aplicada na cidade de Picos. Em todo o Estado, 565 candidatos foram aprovados para a segunda etapa.
A divulgação dos resultados está prevista para 31 de outubro. As provas foram elaboradas pela Fundação Getúlio Vargas, que deverá divulgar o padrão de respostas até a manhã da segunda (07).
A segunda etapa se caracteriza por uma prova prático-profissional, de caráter subjetivo, com quatro questões, mais a elaboração de uma peça profissional, onde os candidatos precisam elaborar e redigir planos de defesa para os casos expressos na prova.
O bacharel Flávio Alexandre está tentando o exame pela primeira vez e acredita ter boas chances de ser aprovado após cinco meses de preparação. ?Fiz um cursinho específico para a segunda fase e estou confiante, pois a primeira foi muito difícil e eliminou mais de 20% dos concorrentes, o que torna a seleção menos difícil para mim?.
O presidente da comissão de estágio e exames da OAB/PI, José Wilson Araújo, destacou que as provas foram elaboradas da forma mais responsável possível, com o intuito de evitar problemas com gabaritos e questões anuladas, por exemplo.
Aproximadamente 10% dos candidatos inscritos no Exame da Ordem conseguem ser aprovados em todas as etapas. O Piauí é um dos estados com a melhor média de aprovação, aproximadamente 18% dos candidatos inscritos conseguiram aprovação nos últimos certames.