A Polícia Civil do Piauí (PC/PI) pode lançar um novo edital de concurso público para todos os cargos ainda este ano. A nova edição seria voltada para o preenchimento de vagas remanescentes da última nomeação divulgada no mês passado, referente ao concurso realizado em 2018. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Secretário de Segurança Pública do Piauí, Rubens Pereira.
Ao Meionorte.com, o secretário informou que além do preenchimento de vagas que não foram ocupadas no decorrer dos últimos concursos públicos, o novo certame oportunizaria o quadro de psicólogos e demais profissionais na Delegacia do Idoso e de escrivães para o interior do Piauí.
O concurso, no entanto, ainda está em fase inicial de planejamento. O secretário afirma que até agora não há uma expectativa quanto ao número de cargos e vagas destinadas para a edição. O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) é um dos órgãos cotados para organizar, planejar e executar as fases do novo concurso público da Polícia Civil.
“Estamos ainda em um processo longo e demorado, pois é necessário que a administração da Secretaria de Segurança Pública do Piauí analise os aspectos jurídicos, devido ao período de eleições, e os aspectos financeiros do governo estadual”, falou.
No mês passado, o governo do Piauí publicou no Diário Oficial do Estado a nomeação de 176 policiais civis e 53 policiais penais. Os novos servidores foram aprovados em concursos públicos realizados em 2018 e 2016, respectivamente.
Os policiais civis atuarão como agentes de polícia, com atribuições investigativas dentro da segurança pública. Já os policiais penais serão alocados na segurança e disciplina de detentos em unidades prisionais do estado.
Solicitações
Em dezembro de 2020, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Piauí, Antonio Nunes, enviou um novo pedido para realização de concurso. No documento foram solicitadas 334 vagas, podendo chegar a 379, com o uso do cadastro reserva.
Anteriormente, o diretor havia solicitado 290 vagas, que poderiam chegar a 335 com Cadastro de Reserva. Confira abaixo a disposição das vagas solicitadas:
Auxiliar de necropsia: 20 vagas, sendo necessárias 65 vagas
Agente Operacional de Serviços: 65 vagas para motorista e 41 para auxiliar de serviços de vigilância;
Técnico Administrativo: 61 vagas;
Assistente Social: 21 vagas;
Psicólogo: 21 vagas;
Técnico de apoio à atividade policial: 61 vagas;
Técnico de laboratório: 25 vagas;
Técnico de radiologia: 14 vagas; e
Técnico de patologia: 05 vagas.